sábado, 25 de agosto de 2007

"Sem a música, a vida seria um erro." (Nietzsche)

"Forte" demais?... Estando directamente ligada à Música, sendo assim suspeita de opinar, confesso que concordo com Friedrich Nietzsche. Vamos fazer um pequeno "jogo": 1º imaginemos por 1minuto, nem mais, o que seria o mundo sem música, 2º, tentem durante um minuto não ouvir um pequeno som que seja... Conseguiram? Eu não...é simplesmente algo impossível, inimaginável... Dói-me no coração que pessoas afectadas por doenças físicas(ex:surdez) sejam privadas de contemplar a mais bela de todas as artes... de tantas doenças que existem, esta é sem dúvida muito ingrata.. Não me imagino a viver no silênçio... Se pudesse dava um pedaçinho da minha audição para ajudar alguém que vive e sobrevive com esta doença.. Isto revolta-me.. Não é justo...
A música é uma das formas de expressão/contemplação mais utilizada para chegar a todos. Usamos praticamente todos os nossos sentidos para produzi-la e ao mesmo tempo usamos instrumentos para reproduzi-la e transmitir aos outros... A música como forma de expressão, pode unir pessoas, pode ser veículo de transmissão de palavra, pode simplesmente ser um som. Como forma de contemplação, ajuda-nos a crescer, a olhar para nós e dizer... todos os dias, a toda a hora, o meu corpo faz música, o meu corpo dança, o corpo é música... e permite-nos observar, ouvir, sentir o que de mais natural a música têm... VIDA. Concordo com Platão que disse que a música é para a alma aquilo que a ginástica é para o corpo. De facto, a ela sempre esteve presente em todas as actividades do homem e eu sinto-me uma privilegiada por estar ligada a esta arte... Não me importa ser conhecida, nem sequer ganhar muito dinheiro, importa-me apenas ser feliz com a música... Para quem gosta do que faz não é dinheiro que importa, já que hoje é tão difícil fazer-se aquilo de que se gosta, este próprio facto já compensa e paga todos os esforços! Aprendemos a ver muitas coisas de maneira diferente. Aprendemos a respeitar o que foi composto no passado e a compreender o que se compõe no presente...
A música.... A música toca-me na alma e enche-me o espírito... A alma torna-se doce e o espírito eleva-se com calma... Tudo muda e gira em torno de uma vontade, acaba-se com o ódio e a ira.. a música é a verdade... Peço desculpa a todos os que por algum motivo não compreendam estas palavras... mas a minha vida é pautada de momentos em que a música, mais do que me tocar, me marca... Termino como começei... para dentro do meu ser, citando Nietzsche:"Sem a música, a vida seria um erro."
Viva a música e todos os que a amam como eu!

11 comentários:

Anónimo disse...

Gostei muito do que li e do que vi. Para uns é a música, para outros é a música e a poesia. Para outros ainda é a música, a poesia e os medronhos apanhados na berma inclinada da EN222, antes de chegar a Castelo de Paiva.
Beijos.

Ana Fernandes disse...

Obrigada pelo comentário. Realmente a 222 já conheceu melhores dias...
Esperemos que breve as obras terminem.

Anónimo disse...

Parabéns FIFI. Como prometi cá estou a ver o Blog e as actualizações que se lhe seguirem...Se tiveres tempo! Do que vi gostei. Sobrio, com gosto e com interesse...Estranho!!(se pensarmos que foi feito por ti!!!!!Não é verdade esta ultima parte.). bj.Joao.

Ana Fernandes disse...

Obrigada pelo comentário JIJI ;)
Nada mais fiz do que transpor emoções interiores em palavras, ainda que estas muitas vezes sejam mal interpretadas, continuarei sem dúvida a faze-lo...Não fosse eu a Ana "impetuosa"(no bom sentido)que conheces ;)
Beijinho p ti*

Anónimo disse...

Ola menina.
Estás muito inspirada, gostei do notas e pautas das vastas melodias que percorrem os nossos ouvidos diáriamente.
O que te posso dizer é que sem a musica de facto é dificil viver, pois mesmo para aqueles que não a sabem apreciar, ela é salvadora de muitos momentos para matar o silêncio.
ass: MANEL

Anónimo disse...

ups não sei porque o outro comentário ficou "comido"

Ola menina.
Estás muito inspirada, gostei muito do que acabei de ler, Estas de facto completamente absorvida pelas notas e pautas das vastas melodias que percorrem os nossos ouvidos diáriamente.
O que te posso dizer é que sem a musica de facto é dificil viver, pois mesmo para aqueles que não a sabem apreciar, ela é salvadora de muitos momentos para matar o silêncio. Eu costumo dizer, a musica não se ouve, vive-se.
ass: MANEL

Ana Fernandes disse...

Olá "MANEL":)Desde já, obrigada pelo comentário. Para "espectador" revelas-te mais "músico" que muitos que se catalógam de "músicos"... A música é salvadora de muita coisa, de muita gente, basta saber repeitá-la. Infelizmente no mundo da música são poucos os que a respeitam como ela merece..Alguém que admiro muito disse um dia:"O maior medo que tenho é de perder o respeito pela música"... Faço destas palavras as minhas...
Abraço do tamanho do mundo para ti*

Anónimo disse...

Olá menina Ana..eu disse-te que vinha aqui..só que foi mais tarde do que o planeado...

Concordo plenamente com Nietzsche....A música é um elemento fundamental para o nosso dia-a-dia...É muitas vezes aquele elemento que contribui para a nossa boa disposição...é o que nos anima e realça o que de melhor existe dentro de nós :)...Sem ela a vida era uma monotonia desgraçada!!!!

Já agora o teu blog ta mto fixe :)...bj****

Ana Fernandes disse...

Obrigada pelo comentário "anónimo" :)
Não sei quem és, mas agradeço à mesma claro :)

Anónimo disse...

É a terceira vez que vejo seu blogue, parabns.É pena que a musica nao te ame da mesma maneira!é impossicel!com tanto amor que tem para lhe dar ela nao lhe pode retribuir de igual forma!kiding kiding kiding!Beijao do outro ladom do universo, continue, tem um futuro à sua frente!

Iris , Brasil

Ana Fernandes disse...

Ola. Falas com muita convicção do que dizes :) mas...convicção rima com presunção..e ca para mim ha mais presunçao no que afirmas do que propriamente convicção :)o que ou quem a musica "ama" diz respeito a ela, não és tu ou outra pessoa qualquer que vai falar por ela, certo? Fica a OPINIÃO ;)
bjoka